9 de março de 2015

Tipos de pegas na Natação para Bebés


  • Pega vertical 
 Esta é a pega mais básica da nataçao para bebés, em primeiro lugar o bebé está orientado para o progenitor que o segura, e mais tarde, de costad voltadas para o mesmo.




  • Pega  dorsal
Quando se  começa a estimular os bebé com os primeiros deslocamentos dorsais,  os pais devem aprender a executar as pegas dorsais com um apoio ou dois apois.






  • Pega ventral
Uma vez que os deslocamentos ventrais são, na generalidade dos casos, os primeiros a serem estimulados no bebé, os pais deverão aprender a realizar as pegas ventrais com um ou dois apois. 



Comentario: Em relação a pega ventral e dorsal é de realçar que a pega com um apoio tem a vantagem de proporcionar mais liberdade de movimento ao bebé, mas também é aquela que mais parece escapar à segurança dos pais. Os deslocamentos dorsais nem sempre são bem aceites pelos bebés, principalmente após os 6 mêses de idade (Patrício, 1997). É frequente a rejeição parcial ou total desta habilidade, o que pode ser a primeira fonte de angústia para alguns pais.
Patricío, R. (1997). Bebés, água e emoções. Processo educativo ao meio aquático para a 1ª infância. 1ª Edição, A. Manz Produções, Carnaxide.

Sem comentários:

Enviar um comentário